
REGULAMENTO DAS AULAS
As aulas regulares no Tao Centro de Yoga e Bem-Estar têm um horário fixo, podendo no entanto os alunos inscritos frequentar qualquer dos horários disponÃveis para cada modalidade.
Os alunos devem fazer os possÃveis para chegar à s aulas antes do seu inÃcio, devendo manter o silêncio se entrarem quando a aula já estiver a decorrer, e o mesmo se passa se tiverem que sair antes do final.
Os alunos de Yoga que não têm tapete próprio devem usar um dos do Centro
Os telemóveis e os sapatos não devem ficar na sala de práticas.
As aulas regulares, em todas as modalidades, têm um seguro anual de 10€.
As mensalidades devem ser pagas durante a primeira semana de cada mês.
No mês de férias os alunos podem usar o cartão de 5 aulas, pagar metade do mês ou adaptar a mensalidade aos dias que praticarem.
As mensalidades dizem respeito ao mês integral, independentemente de feriados, férias ou faltas.
O cartão de aulas avulsas tem uma validade máxima de 2 meses.
RECOMENDAÇÕES AOS ALUNOS
-
A pontualidade é muito apreciada. Um dos valores do Yoga é a disciplina. Procure, sempre que possível, preparar-se com alguns minutinhos de antecedência para ir acalmando a mente e aquecendo o corpo.
-
Evite comer antes da prática, e, se comer, prefira algo leve e em pequena quantidade (frutas são uma boa opção), lembrando sempre de mastigar bem. Prefira os líquidos e hidrate-se antes de começar.
-
Escolha uma roupa leve e confortável, que não impeça a circulação sanguínea e que lhe permita ter liberdade de movimentos. Antes da prática, tire relógio, pulseiras ou colares que dificultem os movimentos.
-
Se tiver algum problema de saúde ou recomendação médica avise a professora.
-
Mesmo sendo saudável, não pratique as posturas se tiver febre, gripe, enxaqueca ou qualquer outra doença passageira.
-
Ouça sempre o seu corpo e respeite os seus limites. Não se esqueça que você é o responsável pela integridade e pela saúde do seu corpo.
-
Se for mulher e estiver entre o primeiro e o terceiro dia do seu período menstrual, deverá considerar a possibilidade, por motivos energéticos, de evitar as posturas finais de inversão sobre os ombros ou sobre a cabeça, ou outras em que o útero fique acima do coração. Embora haja muitas mulheres que não interrompem a prática dessas posições durante este período, há algumas que se sentem muito desconfortáveis ao fazê-las. Veja se esse é o seu caso e peça orientação à professora, se necessário.
-
Em caso de gravidez, avise a professora. Aconselhe-se com o seu médico antes de iniciar a prática.
-
Compareça às aulas regularmente, pois somente a prática constante irá proporcionar mudanças profundas no seu corpo e na sua mente. O ideal é praticar pelo menos duas vezes por semana.
-
Observe a sua atitude interna durante a prática. Evite comparar o seu rendimento de hoje com o de ontem e muito menos com o dos colegas. Evite exageros e mantenha-se consciente o tempo todo.
-
Não deixe o corpo tenso durante a permanência nas posturas. Procure sempre o equilíbrio entre o esforço e a entrega, a postura deve ser confortável.
-
Se algum exercício produzir dor ou desconforto evidente, evite fazê-lo nas próximas práticas. Ouça o seu corpo. Seja natural e aprenda a usar a intuição e a aplicar a espontaneidade nas práticas. Esforce-se, mas não force os seus limites. Persevere, mas não se torture. Desfrute da prática!
-
É aconselhável não tomar banho logo após a prática por uma questão energética.
-
O Yoga é uma filosofia de vida que tem como objetivo unir os poderes do corpo e da mente. É sempre um prazer partilhar consigo o conhecimento desse universo, tão vasto e profundo. Procure saber mais sobre o assunto em livros, cursos, palestras e encontros, essenciais para um melhor entendimento e aprofundamento desta prática.